PUBLICIDADE

SECA no Nordeste prejudica o esporte vaquejada

terça-feira, 25 de setembro de 2012


SECA no Nordeste prejudica o esporte vaquejada

Devido à grande estiagem e a falta de ração para cavalos e principalmente para o gado o esporte vaquejada está sendo impossibilitado de acontecer, o gado magro não tem como correr, e mais além, o pouco número de animais que ainda restam não tem condições nenhuma de correr. Já se fala em crise por rações forrageiras até para cavalos, aqueles proprietários que tinham algum tipo de capim reservado já não dispõe mais de tipo nenhum de capim, para não ver seus animais emagrecerem, aqueles que têm mais condições financeiras compram feno a uma distância média mínima de 200 km a exemplo de proprietários da cidade de Monteiro que, como única e última alternativa estão comprando feno na cidade de Campina Grande-PB a um custo muito alto.
Este grande problema está forçando os pecuaristas a venderem bois a um preço muito baixo, algumas histórias que se ouve falar é muito triste, veja o que aconteceu em nossa região: Uma senhora, criadora de vacas leiteiras, apenas para consumo próprio, contou uma história muito triste e agora muito comum, sem ração para o gado, o leite secou e as vacas emagreceram tento que caíram e não conseguiam se levantar por conta própria e precisava de ajuda de visinhos para ajudarem. A mulher aposentada não tinha mais nenhuma condição de sustentar as vacas comprando ração, pois seu salário não dava pra manter a família e os animais, então após ver uma vaca morrer e as outras caídas, decidiu doar as vacas a alguém que pudesse criá-las.
Este fato corriqueiro na região tem rendido várias histórias, ouve-se muito falar em pessoas que se suicidaram, outra pessoa levou um caminhão com bois até a feira de Caruaru-PE, mas não conseguiu vender e imaginou que se voltasse com os animais pra casa todos morreriam de fome e então decidiu soltar os animais próximo a feira para que alguém que pudesse criá-los e voltou pra casa sem gado e sem dinheiro. Lembrando que essas histórias são fatos contados nas ruas da cidade.
Muitas vaquejadas foram canceladas justamente por isso, sem gado não se faz vaquejadas e para alugar o gado o custo é quase que inviável, onde cada boi custa em média de R$ 150,00 e em alguns casos R$ 200,00, isso para quem vai fazer uma vaquejada média que precisa de 500 bois em média tem uma despesa muito difícil de ser compensada, por isso muitos eventos estão sendo adiados a espera de chuvas para a realização do melhor esporte equestre do Brasil. (Iraildo Freitas, vaquejada NET)
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial



 
back to top